11049 Educ. e Desenvolvi/o


Alterações na sociedade portuguesa:
   - fatores socioeconómicos
   - fatores educativos
  -implicações pª o desenv. da educação e planificação de futuras intervenções educativas-

Indicadores de I&D relativos a Portugal:
imigração, trabalho, desigualdades sociais, família, qualificação e certificação,…



Educação e Desenvolvimento
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
TEMA 1 – A Educação e o desenvolvimento das sociedades
  • A problemática da educação e o desenvolvimento;
  • A emergência de um novo pensamento educativo e de novos fins para  educação;
  • A evolução e o contexto atual das políticas educativas face ao desenvolvimento;
  • Os grandes projetos estatísticos e a avaliação da educação



""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
 TEMA 2 – Portugal e a União Europeia – Indicadores socioeconómicos
  • Indicadores de contexto; Indicadores Estruturais;
  • Portugal no contexto da União Europeia










""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
 TEMA 3 – Indicadores de educação em Portugal
  • O abandono escolar precoce;
  • A Conclusão do ensino secundário;
  • Os diplomados do ensino superior em Matemática, Ciências e Tecnologia;
  •  Investigação e mobilidade dos estudantes na União Europeia;
  • Competências básicas (leitura, matemática e ciências);
  • Domínio das línguas estrangeiras;
  • Participação na aprendizagem ao longo da vida.









 
Fórum para a Liberdade de Educação
(clique na imagem)
Teresa Gaspar na Revista Noesis n.º 72

<<<<Aqui,  podemos encontrar:

Statistics

placeholder

Online Education Database

Includes statistics on personnel, expenditure, foreign student enrollments, graduates by age and field of education, enrollment by type of institution and total population by sex and age.

Books

placeholder

Education at a Glance 2012: OECD Indicators

Education at a Glance: OECD Indicators is the authoritative source for accurate and relevant information on the state of education around the world.
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
 
Bibliografia recomendada na UC: 

Neves, C. (2008). As organizações internacionais e aavaliação dos sistemas  de educação e formação: análise crítica ecomparativa. European journal of vocational training, Nº 45, 2008/3, pp. 72-89. Acessível em Cedefop
(link indisponível, vejam aqui na revista integral - pp. 78-98)

-------------------------------------------------------------------------------------
Imagens de: http://esclastenia.blogspot.pt