Esta UC vai explorar processos de estudo e aprendizagem para que o aluno possa desenvolver competências académicas essenciais.
Serão abordadas:
- técnicas de pesquisa de informação online,
- estratégias de sistematização do conhecimento,
- práticas de escrita, de elaboração de trabalhos científicos,
- indicações sobre como estruturar e organizar adequadamente as ideias num texto argumentativo,
- normas gerais de conduta a respeitar na comunicação online (netiqueta).
Conteúdos: 1) Conceitos e modelos comunicacionais; 2) Orientações para a escrita de textos sobre temas de desenvolvimento; 3) Comunicação na internet; 4) Organização e a apresentação de trabalhos académicos; 5) Seleção e a pesquisa de recursos bibliográficos; 6) Escolha de critérios e de normas adequados; a importância da consistência de
critérios/normas.
Bibliografia [não obrigatória!]
Ceia, C. (2003). Normas para
Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova
Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
Delgado-Martins, M. & Ferreira,
H. (2006). Português Corrente, Estilos do Português no Ensino Secundário. Lisboa:
Editorial Caminho.
--------------------------------------------------------------------------------------
Colegas,
não vou frequentar esta UC, contudo, se no meu percurso encontrar algo que me pareça relevante para a mesma, aqui trarei essa informação.
E, desde já, faço uma recomendação:
Não será necessário comprar os livros, podem consultá-los/requisitá-los numa biblioteca e tomar notas do que é, efetivamente, importante para a UC e, sobretudo, para a melhoria do vosso desempenho enquanto estudantes. Com isso, irão memorizar o importante (e poupar dinheiro). É provável que os professores disponibilizem os capítulos cujo conteúdo será abordado na UC.
E uma sugestão...
...se têm dificuldades de escrita ou desconhecem os formatos de trabalhos/textos,
<-- comprem este.
ss
Imagens de:
http://educacaodialogica.blogspot.pt