11045 Práticas

Práticas de estudo e de aprendizagem


Esta UC vai explorar processos de estudo e aprendizagem para que o aluno possa desenvolver competências académicas essenciais.


Serão abordadas:
  • técnicas de pesquisa de informação online,
  • estratégias de sistematização do conhecimento,
  • práticas de escrita, de elaboração de trabalhos científicos,
  • indicações sobre como estruturar e organizar adequadamente as ideias num texto argumentativo,
  • normas gerais de conduta a respeitar na comunicação online (netiqueta).
Conteúdos: 1) Conceitos e modelos comunicacionais; 2) Orientações para a escrita de textos sobre temas de desenvolvimento; 3) Comunicação na internet; 4) Organização e a apresentação de trabalhos académicos; 5) Seleção e a pesquisa de recursos bibliográficos; 6) Escolha de critérios e de normas adequados; a importância da consistência de critérios/normas.

Bibliografia [não obrigatória!]
Ceia, C. (2003). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
Delgado-Martins, M. & Ferreira, H. (2006). Português Corrente, Estilos do Português no Ensino Secundário. Lisboa: Editorial Caminho.

 --------------------------------------------------------------------------------------
Colegas, 

não vou frequentar esta UC, contudo, se no meu percurso encontrar algo que me pareça relevante para a mesma, aqui trarei essa informação.

E, desde já, faço uma recomendação:


Não será necessário comprar os livros, podem consultá-los/requisitá-los numa biblioteca e tomar notas do que é, efetivamente, importante para a UC e, sobretudo, para a melhoria do vosso desempenho enquanto estudantes. Com isso, irão memorizar o importante (e poupar dinheiro). É provável que os professores disponibilizem os capítulos cujo conteúdo será abordado na UC.

E uma sugestão...

...se têm dificuldades de escrita ou desconhecem os formatos de trabalhos/textos, 

<-- comprem este.
ss

 --------------------------------------------------------------------------------------
Imagens de:

http://educacaodialogica.blogspot.pt