Psicologia do Desenvolvimento
De acordo com o PUC, a finalidade da UC de Psicologia do Desenvolvimento é sensibilizar os futuros técnicos de educação a utilizarem uma perspetiva adequada do desenvolvimento humano na promoção do desenvolvimento psicológico de indivíduos e de grupos. Os estudantes deverão ficar capacitados para utilizarem, de modo sustentado, os conceitos e os modelos teóricos fundamentais da psicologia do desenvolvimento na planificação e no exercício da sua ação educativa.
Competências
a desenvolver com esta UC:
- pretende-se que os estudante sejam capazes de: identificar ideias do senso comum, existentes na sociedade, sobre o desenvolvimento humano
- refletir e questionar as suas próprias concepções do desenvolvimento humano
·
adotar quadros de referência teóricos sobre o desenvolvimento
humano
- identificar características de diferentes ciclos de desenvolvimento, de modo a responder a necessidades específicas
- planear ações educativas, de acordo com o ciclo de desenvolvimento
- posicionar-se, de modo fundamentado, face a problemáticas do desenvolvimento humano
Temas:
I. QUESTÕES FUNDAMENTAIS DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOII. O DESENVOLVIMENTO AO LONGO DO CICLO DE VIDA
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nota: para todos os temas será essencial a leitura dos resumos e textos adaptados fornecidos pelos docentes (enunciados nos quadros de leituras recomendadas na UC, colocados abaixo).
O nosso manual de estudo começa por definir a Psicologia como "a autocontemplação humana", dizendo ainda que “A psicologia pode ser definida como a ciência que estuda o comportamento, tendo em consideração as acções observáveis do sujeito e também as experiências subjectivas não imediatamente observáveis, como sensações, percepções, memórias, pensamentos, sonhos…”
O nosso manual de estudo começa por definir a Psicologia como "a autocontemplação humana", dizendo ainda que “A psicologia pode ser definida como a ciência que estuda o comportamento, tendo em consideração as acções observáveis do sujeito e também as experiências subjectivas não imediatamente observáveis, como sensações, percepções, memórias, pensamentos, sonhos…”
A Psicologia
do Desenvolvimento estuda a forma como nos desenvolvemos ao longo da vida (do
nascimento [=conceção] à morte). Até há não muitos anos, considerava-se como
desenvolvimento apenas o período até à vida adulta; atualmente, idade adulta e
velhice são também estudadas. Alterações sociais contribuíram para esta visão –
como o envelhecimento da população, entrada tardia no mundo do trabalho,
divórcios e novos casamentos, mobilidade profissional.
·
A natureza do desenvolvimento humano
·
Perspetivas sobre o desenvolvimento humano
·
Os contextos de desenvolvimento humano
·
Educação e psicologia do desenvolvimento
a ler:
1)
Poletto, M. & Koller, S. (2008). Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Revista Estudos de Psicologia, julho-setembro, pp. 405-416.
2)
Carvalho, T. (2009). Charles Darwin. Duzentos anos depois, o que podemos aindaaprender com o autor de A Origem das Espécies? Revista LER, fevereiro de
2009, pp. 42-50.
3)
Vários. Redescobrir Vigotsky. Noesis,
Destacável n.º 77.
4) Mota,
M. (2005). Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, Vol. 13, n.º 2, pp.
105-111.
5)
Contextos de desenvolvimento*
6)
Educação e Psicologia do Desenvolvimento*
7) A Psicologia do Desenvolvimento*
8) Questões sobre o desenvolvimento*
*textos adaptados, fornecidos na UC
*textos adaptados, fornecidos na UC
Estádios de Desenvolvimento na perspetiva de Bronfenbrenner
Tema II: QUESTÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO AO LONGO DO CICLO DE
VIDA.
1. caraterísticas de diferentes grupos etários.
2. processos fundamentais de desenvolvimento.
a ler:
0) Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora. pp. 43-106.
0) Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora. pp. 43-106.
1) Matos, M.
(2008). A saúde do adolescente: O que se sabe e quais são os novos desafios. Análise Psicológica, n.º 2 (XXVI), pp. 251-263.
2) Andrade, C. (2010). Transição para a idade adulta: Das condições sociais às implicações psicológicas. Análise Psicológica, n.º 2 (XXVIII), pp. 255-267.
3) Gomes-Pedro, J. (2004). O que é ser criança? Da
genética ao comportamento. Análise
Psicológica, n.º 1 (XXII). pp. 33-42.
4) Silva, L. ( 2008). Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, Ciências,
Saúde, v.15, n.1, p.155-168.
5) Identidade*
6) Resiliência*
7) Sabedoria*
8) Vinculação*
*textos adaptados, fornecidos na UC
Infância
- Características e diferentes perspetivas sobre a infância
- Conceito de vinculação e a sua importância para o desenvolvimento humano
Adolescência
- Características e diferentes perspetivas sobra a adolescência
- Conceito de identidade e diferentes modelos explicativos deste processo na adolescência
Idade Adulta
- Problemáticas atuais da entrada na idade adulta
- Características fundamentais desta fase de vida
- Conceito de resiliência e a sua importância no desenvolvimento humano
Velhice
- Problemáticas sociais relacionadas com a velhice
- Características fundamentais desta fase de vida
- Conceito de sabedoria e sua importância no desenvolvimento humano
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Manual de estudo:
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora
Outra bibliografia de interesse para os temas estudados:
Bouvet; J.-F. (1998). Sobre o Ferro nos Espinafres e Outras Ideias
Feitas. Lisboa: Gradiva.
Pasternak, C.(org.). (2009). O que nos torna Humanos? Lisboa: Texto
& Grafia.
Matta, I. (2001). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Lisboa: Universidade Aberta.
Schaffer, R. (2005). Introdução à Psicologia da Criança.
Lisboa: Instituto Piaget.
Paiva Campos, B. (1990). Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens.
Lisboa: Universidade Aberta.
Gaspar de Matos, M. & Sampaio, D. (2009). Jovens
com Saúde. Diálogo com uma geração. Lisboa: Texto.