11032 Psi I

Psicologia do Desenvolvimento 

De acordo com o PUC, a finalidade da UC de Psicologia do Desenvolvimento é sensibilizar os futuros técnicos de educação a utilizarem uma perspetiva adequada do desenvolvimento humano na promoção do desenvolvimento psicológico de indivíduos e de grupos. Os estudantes deverão ficar capacitados para utilizarem, de modo sustentado, os conceitos e os modelos teóricos fundamentais da psicologia do desenvolvimento na planificação e no exercício da sua ação educativa.

Competências a desenvolver com esta UC:
  • pretende-se que os estudante sejam capazes de: identificar ideias do senso comum, existentes na sociedade, sobre o desenvolvimento humano
  • refletir e questionar as suas próprias concepções do desenvolvimento humano
·        adotar quadros de referência teóricos sobre o desenvolvimento humano
  • identificar características de diferentes ciclos de desenvolvimento, de modo a responder a necessidades específicas
  • planear ações educativas, de acordo com o ciclo de desenvolvimento
  • posicionar-se, de modo fundamentado, face a problemáticas do desenvolvimento humano
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Temas:
I. QUESTÕES FUNDAMENTAIS DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
II. O DESENVOLVIMENTO AO LONGO DO CICLO DE VIDA
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nota: para todos os temas será essencial a leitura dos resumos e textos adaptados fornecidos pelos docentes (enunciados nos quadros de leituras recomendadas na UC, colocados abaixo).

O nosso manual de estudo começa por definir a Psicologia como "a autocontemplação humana", dizendo ainda que “A psicologia pode ser definida como a ciência que estuda o comportamento, tendo em consideração as acções observáveis do sujeito e também as experiências subjectivas não imediatamente observáveis, como sensações, percepções, memórias, pensamentos, sonhos…” 
 
A Psicologia do Desenvolvimento estuda a forma como nos desenvolvemos ao longo da vida (do nascimento [=conceção] à morte). Até há não muitos anos, considerava-se como desenvolvimento apenas o período até à vida adulta; atualmente, idade adulta e velhice são também estudadas. Alterações sociais contribuíram para esta visão – como o envelhecimento da população, entrada tardia no mundo do trabalho, divórcios e novos casamentos, mobilidade profissional.
 


Tema I. QUESTÕES FUNDAMENTAIS DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

·        A natureza do desenvolvimento humano
·        Perspetivas sobre o desenvolvimento humano
·        Os contextos de desenvolvimento humano
·        Educação e psicologia do desenvolvimento

a ler:
1) Poletto, M. & Koller, S. (2008). Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Revista Estudos de Psicologia, julho-setembro, pp. 405-416.
3) Vários. Redescobrir Vigotsky. Noesis, Destacável n.º 77.
4) Mota, M. (2005). Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, Vol. 13, n.º 2, pp. 105-111.
5) Contextos de desenvolvimento*

6) Educação e Psicologia do Desenvolvimento*

7) A Psicologia do Desenvolvimento*

8) Questões sobre o desenvolvimento* 
                                                                                                            *textos adaptados, fornecidos na UC


Estádios de Desenvolvimento na perspetiva de Bronfenbrenner

A família como espaço privilegiado de socialização.

O papel da psicologia do desenvolvimento na educação

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Tema II: QUESTÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO AO LONGO DO CICLO DE VIDA.

1. caraterísticas de diferentes grupos etários.
2. processos fundamentais de desenvolvimento.

a ler: 
0) Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora. pp. 43-106.
2) Andrade, C. (2010). Transição para a idade adulta: Das condições sociais às implicações psicológicas. Análise Psicológica, n.º 2 (XXVIII), pp. 255-267.
3) Gomes-Pedro, J. (2004). O que é ser criança? Da genética ao comportamento. Análise Psicológica, n.º  1 (XXII). pp. 33-42.
4) Silva, L. ( 2008). Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, Ciências, Saúde, v.15, n.1, p.155-168.
5) Identidade*

6) Resiliência*

7) Sabedoria*

8) Vinculação*
                                                        

                                                                                                            *textos adaptados, fornecidos na UC




Infância
  • Características e diferentes perspetivas sobre a infância
  • Conceito de vinculação e a sua importância para o desenvolvimento humano
Adolescência
  • Características e diferentes perspetivas sobra a adolescência
  • Conceito de identidade e diferentes modelos explicativos deste processo na adolescência
Idade Adulta
  • Problemáticas atuais da entrada na idade adulta
  • Características fundamentais desta fase de vida
  • Conceito de resiliência e a sua importância no desenvolvimento humano
Velhice
  • Problemáticas sociais relacionadas com a velhice
  • Características fundamentais desta fase de vida
  • Conceito de sabedoria e sua importância no desenvolvimento humano

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Manual de estudo:

Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora





Outra bibliografia de interesse para os temas estudados:
Bouvet; J.-F. (1998). Sobre o Ferro nos Espinafres e Outras Ideias Feitas. Lisboa: Gradiva.
Pasternak, C.(org.). (2009). O que nos torna Humanos? Lisboa: Texto & Grafia.
Matta, I. (2001). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Schaffer, R. (2005). Introdução à Psicologia da Criança. Lisboa: Instituto Piaget.
Paiva Campos, B. (1990). Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens. Lisboa: Universidade Aberta.
Gaspar de Matos, M. & Sampaio, D. (2009). Jovens com Saúde. Diálogo com uma geração. Lisboa: Texto.