11028 Didática

Princípios de Didática

Didática: a arte de ensinar
 
“Durante anos, fui professor. E quando digo isto há uma emoção fortíssima que me atravessa. Eu não sei se há profissão mais nobre do que a de ensinar. E digo ensinar porque existe uma diferença sensível entre ensinar e dar aulas. O professor no sentido de mestre é aquele que dá lições.
Os professores que mais me marcaram na vida foram os que me ensinaram coisas que estavam bem para além da matéria escolar.”
Mia Couto
Da cegueira coletiva à aprendizagem da insensibilidade
aula inaugural da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Eduardo Mondlane
Maputo, Moçambique
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Fundamentos das práticas educativas

  • análise da função social da educação
  • das diferentes conceções dos processos de aprendizagem
  • do papel do educador
  • do papel do educando
  • caraterísticas e adequações das atividades educativas
  • as competências
  • os objetivos
  • conteúdos
  • atividades
  • tempo disponível
  • avaliação – instrumento regulador do processo educativo 


Competências a adquirir na UC:
  •  saber planear atividades didáticas, atendendo a:
  •  condicionalismos locais
  • objetivos educacionais
saber fundamentar as opções tomadas, do ponto de vista teórico

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Temáticas a abordar:
Tema 1 - Perspetivas sobre a função social da educação
Tema 2 - Caraterísticas e condicionalismos da planificação de atividades
Tema 3 - Formas de interação no ensino
Tema 4 – Diferenciar o ensino

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TEMA 1: Função social da Educação


a ler:
Capítulos 1 e 2 do livro de Arends

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TEMA 2: Planificação


a ler:
Capítulo 3 do livro de Arends

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TEMA 3: Formas de interação




a ler:
Capítulos 7 e 11 do livro de Arends








Passem também os olhos por: 



Veja este artigo:
(clique na imagem)

Aula expositiva: o professor no centro das atenções

acessível em Nova escola




Heterogeneidade dos alunos

Diferentes origens culturais: 
Comissão Europeia/EACEA P9 Eurydice [Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura]. (2009). Integração das crianças imigrantes na europa. Acessível em http://eacea.ec.europa.eu
acidi. (2011). Uma Pátria chamada escola. A diversidade cultural faz parte da realidade das escolas portuguesas. Uma das instituições nacionais com maior número de alunos estrangeiros é a Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa. Quase 9% dos 1200 alunos têm origem em 31 países diferentes. A estratégia de integração dos estudantes passa pelo ensino da língua portuguesa e pela valorização da diversidade. 

 

A diversidade linguística no sistema de ensino português

No Estudo n.º 46 do Observatório da Imigração,
podemos encontrar dados importantes (clique na imagem)


Inclusão:

Rodrigues, D. (2006). Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In Rodrigues, D. (Ed.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial. Acessível em http://redeinclusao.web.ua.pt/index.php/artigos
 

A REDEinclusão é um Projeto que faz parte integrante da Associação Cidadãos do Mundo e que visa o desenvolvimento da inclusão educativa e social das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou marginalização, nomeadamente, os que vivem em condições de privação ou abandono, os que são portadores de deficiência ou doenças graves e prolongadas, os refugiados, os que constituem minorias culturais e linguísticas, os que trabalham, os que estão por qualquer razão excluídos de uma educação formal.
acedam clicando na imagem "REDEinclusão" 
(vejam os "recursos")




Veja (clique imagem): organização, orientações, informação e recursos da educação especial em Portugal (Min. Educação e Ciência).


Organizadores prévios
Moreira, M. (2008) . Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, Vol. 7, n.º 2, pp. 23-30.

ZPD - Zona Proximal de Desenvolvimento  - Para Vygotsky, o desenvolvimento/ aprendizagem tem lugar com a interação com o adulto e os pares:



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TEMA 4: Diferenciar o ensino


a ler:
Capítulo 13 do livro de Arends

      




(Arends, p. 446)
 
Na atualidade, espera-se que todos frequentem o EBS em salas de aula regulares; espera-se que os professores adaptem o seu ensino ás necessidades de cada aluno. (Arends, p. 447 e seg.s)

Estratégias principais para a sala de aula:
  • modelos múltiplos
  • diferenciação

Modelos múltiplos: para cada tipo de aprendizagem, um tipo de abordagem - ainda que numa mesma aula, ou no decorrer do mesmo tema, são usados vários modelos de ensino; a escolha depende dos objetivos a alcançar, das caraterísticas dos alunos (e das espetativas da comunidade).

Diferenciação:  adaptação dos curricula e das abordagens, para ajudar cada aluno a atingir o seu potencial máximo, pois os indivíduos aprendem de formas diversas (diferentes capacidades; diferentes inteligências; diferente desenvolvimento cognitivo).




Bibliografia Obrigatória:


 
Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. McGrawHill.







Bibliografia Complementar:
 
Altet, M. (1999). As Pedagogias da Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget. 
Vieira, C. & Vieira, R. (2005). Estratégias de Ensino/Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget. 
Perrenoud, P. (1999). Formar professores em contextos sociais em mudança. Acessível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_34.html 
Suarez, M. (2000). Las corrientes pedagógicas Contemporáneas y sus implicaciones enlas tareas del docente y en el desarrollo curricular.  Accion Pedagógica, Vol. 9, nº 1 e 2. Acessível em: http://www.saber.ula.ve/bitstream/123456789/17010/1/art6_12v9.pdf 
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imagens acedidas em: 
 
http://pcarcerariarn.blogspot.pt/2011/11/mobilizacao-social-pela-educacao.html
http://blog.camilolopes.com.br
http://bc-beblogspotcom.blogspot.pt (diferentes)
 
resumos de Miguel Ferrão gentilmente cedidos pelo colega :)