11027 Políticas

Políticas e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea


Tema 1 – Políticas educativas e contextos sociológicos
Identificação das problemáticas que influenciam/determinam mudanças e transformações na Educação.
1.1. Caraterísticas da sociedade contemporânea;
1.2. A Educação na sociedade contemporânea: fatores condicionadores ou/e impulsionadores do desenvolvimento.

1.1. Caraterísticas da Sociedade Contemporânea.
  • significado de mudança e de transformação (distinção);
  • sinais de mudança;
  • transformações na sociedade contemporânea;
  • consequências das transformações verificadas.
a ler:
Fullan, M. (2003). Liderar numa cultura de mudança. Porto: ASA Editores. [cap. "Compreender a Mudança" pp. 39-46]

Martins, A. (n.d.). A Grande Transformação: Alcance e actualidade da obra de Karl Polanyi. [Trabalho efectuado no âmbito da cadeira de Economia do Desenvolvimento do Mestrado de Desenvolvimento e Cooperação Internacional, no ano lectivo de 2006/2007 - ISEG/UTL]. Acessível AQUI 

Dávila Calle, G. & Silva, E. (2008). Inovação no contexto da sociedade do conhecimento. TEXTOS de la CiberSociedad, n.º 8. Acessível AQUI

Araújo, M. & Pereira, M. (n.d.). Interculturalidade e políticas educativas em Portugal: reflexões à luz de uma versão pluralista de justiça social. Acessível AQUI


 

Rui Canário fala sobre como transformar problemas em soluções na revista Nova Escola




Três palavras para caraterizar as sociedades contemporâneas:

inovação   -  flexibilidade   -  mutabilidade  

1.2. A Educação na Sociedade Contemporânea: fatores condicionantes e/ou impulsionadores do desenvolvimento
  • linhas das mudanças culturais verificadas;
  • efeitos mais evidentes dessas mudanças; 
  • enquadramento cultural.

a ler:
Carneiro, R. Fundamentos da Educação e da Aprendizagem - 21 ensaios para o século XXI. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. [ensaio 2, ensaio 7]
'mudanças culturais' => 'mudanças de mentalidades'

Tema 2 – Políticas Educativas e Globalização 

 

Este tema organiza-se em três pontos:  

2.1. O que é a política educativa?
2.2. A política educativa na relação com a Sociedade;
2.3. Globalização: efeitos e consequências na Educação.
  


2.1. O que é a política educativa?
+ leituras:
Alice Mendonça, A. EVOLUÇÃO DA POLÍTICA EDUCATIVA EM PORTUGAL. Universidade da Madeira

2.2. A Política Educativa na relação com a Sociedade
As mudanças sociais => impacto no campo educacional. 
Medidas da política educativa: novos cursos, alteração período escolaridade
a ler:
Teodoro, A. & Aníbal, G. (2007). A Educação em tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal. Revista Lusófona de Educação, n.º 10, pp. 13-26
Afonso, A. & Antunes, F. (2000). Educação, Cidadania e Competitividade: subsídios para um debate. Actas do IV Congresso Português de Sociologia - Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos, abril de 2000. Universidade de Coimbra. [pp. 17-19]
(texto citado no e-folio B:
Teodoro, A. & Marrero, A. (2008). Políticas de educación en tiempos de globalización. Revista Iberoamericana de Educación, n.º 48, pp 15-24.
Tema 3 – Políticas educativas: Educação e Formação 
 
    • atuais tendências da matriz dos sistemas educativos;
    • reflexos das problemáticas sociais no Sistema Educativo.
    3.1. Sistemas Educativos: princípios orientadores e organizadores (breve análise);
    3.2.Tendências estruturantes dos Sistemas Educativos europeus (Educação e Formação);
    3.3. Modos de Regulação dos Sistemas Educativos;
    3.4.Os pilares (eixos ou suportes) da Educação. 

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    nota - os documentos fornecidos na UC (Tema 3) são:
    ·   Lei de bases do Sistema Educativo Documento PDF – encontram nesta página o acesso ao documento atual (pois a LBSE já foi republicada) e ao índice;
    ·   Princípios orientadores dos sistemas educativos Documento PDF - texto da coordenadora da UC, Prof.ª Ivone Gaspar, link também nesta página do blog;
    ·    Educação e Formação Documento PDF - definições da wikipédia;
    ·   Sistemas Educativos europeus: estrutura Documento PDF - documento da Eurydice, encontram aqui o acesso para o documento mais atual;
    ·    Evolução da Política Educativa Portuguesa Documento PDF - texto não identificado na UC (!???), de Alice Mendonça, também com acesso nesta página;
    ·   Regulação dos Sistemas Educativos Documento PDF - texto da tutora da UC, Prof.ª Ana Almeida. (Vejam a publicação/artigo abaixo linkado)
    (Os links integrados nesta nota são para a turma 3, e só acessíveis aos estudantes da mesma [2011/2012]; os links existentes na página 11027 conduzem aos documentos noutras localizações da Web.)

    veja o artigo: Almeida, A. (2007). Os fluxos escolares dos alunos como analisadores dos modos de regulação local do sistema educativo. Revista Iberoamericana de Educación, n.º 43/6.

    Educação x Formação----------------------------------------------------------------------------------------------

    Educação - a "formação" integral, do transmitir da cultura às competências básicas para aprender mais, mas não parando nestas competências, pois o indíviduo tem (supostamente) de ser preparado para o exercício de uma profissão (ensino profissionalizante, universidade). Da família à instituição-escola, e, na atualidade, aos múltiplos contextos que a permitem (formais, não-formais, informais) a educação é permanente, como o desenvolvimento - porque o ser humano é um todo, com múltiplas dimensões e papéis na sociedade.

    Formação - mais compartimentada, com objetivos mais diretos e específicos - geralmente, formação direcionada a competências profissionais, em módulos curtos.
    3.1.     Sistemas Educativos: princípios orientadores e organizadores (breve análise)
    Gaspar, M. (2005). Sistemas Educativos: princípios orientadores. In Carvalho, D., Vila Maior, D. & Teixeira, R. (Ed.) Des(a)fiandoDiscursos. Lisboa: Universidade Aberta. pp. 355-362. Acessível no Repositório Aberto.

    - Organização dos sistemas educativos -

    Vetores:                              Princípios:          

                                              Igualdade de oportunidades
                                              Solidariedade
                                              Responsabilidade
    Seletividade                        Universalidade
                                              Obrigatoriedade
                                              Gratuitidade

                                              Generalidade x Especialização
    Diferenciação
    Homogeneidade                   Inclusão x  Exclusão
                                              Permeabilidade x Estanquicidade
                                              Meritrocracia
                                                     
                                              Flexibilidade
                                              Utilidade
    Funcionalidade                     Mutabilidade
                                              Continuidade
                                              Adaptabilidade


    Níveis funcionais: Político, Administrativo, Técnico-pedagógico

    3.2.Tendências estruturantes dos Sistemas Educativos europeus (Educação e Formação)


    EACEA/Eurydice. (2010). Estrutura dos sistemas educativos europeus [dados ref. a 2010/11] acessível em http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/tools_en.php [mais dados disponíveis neste endereço]


    Modelos sistema educativo na Europa:
                                             
    Centro-europeu – privilegia a funcionalidade (preparar para uma profissão);
    Anglo-saxónico – diferenciação e meritrocracia;
    Escandinavo (ou nórdico) – seletividade, envolvimento com a comunidade, sucesso;
    Latino-mediterrânico – administração centralizada.

     3.3. Modos de Regulação dos Sistemas Educativos;
    Fernandes, M. (1998). A mudança de paradigma na avaliação educacional [texto base para provas de agregação]. Educação, Sociedade & Culturas, n.º 9, pp. 7-32. Acessível em http://www.fpce.up.pt

    A LBSE [Lei de Bases do Sistema Educativo] - é exatamente o que o seu nome diz; poderá aceder ao texto clicando no acrónimo (LBSE) e deixo aqui também algo que considero útil para um bom "manuseamento" dos diplomas legais: um índice, a partir do qual poderão, mais facilmente, localizar os artigos a consultar.




    Veja o discurso de Conceição Castro Ramos, Inspetora-Geral da Educação - Linhas orientadoras da política educativa: a Estratégia de 2010 – políticas europeias para a educação e o desenvolvimento, pp. 13-20 de:
    IGE (Inspeção-Geral da Educação). (2004). Actas da 1.ª Convenção da Inspecção-Geral da Educação. Lisboa: IGE.
    3.4.Os pilares (eixos ou suportes) da Educação. 









    Bibliografia Obrigatória:
    Fullan, M. (2003). Liderar numa cultura de mudança. Porto: ASA Editores.
    Moreira, A. & Pacheco, J. (ed.). (2006). Globalização e Educação. Porto Editora. 



    Bibliografia Complementar:
    Antunes, F. (2004). Políticas Educativas Nacionais e Globalização: novas instituições e processos educativos. Braga: Universidade do Minho.
    Cabanas, J. (2002). Teoria da Educação – Concepção antinómica da educação. Porto: Edições ASA.
    Carneiro, R. (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
    Charlot, B. (2005). Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed.
    Day, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de Professores – os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.
    Formosinho, J., Ferreira, F. & Machado, I. (2000). Políticas Educativas e Autonomia das Escolas. Porto: Edições ASA.

    Toffler, A. (2003). A Terceira Vaga. Lisboa: Edição "Livros do Brasil".



    + imagens de:

    http://www.caramurupaiva.com.br/?p=11924 (para onde vai a educação)
    http://www.migalhas.com.br (a Lei)
    http://www.academicmatters.ca (globalização)
    http://www.ehow.com (educ. e form.)

    ss