Políticas
e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea
Tema 1 – Políticas educativas e
contextos sociológicos
Identificação das problemáticas que influenciam/determinam mudanças e transformações na Educação.
1.1. Caraterísticas da sociedade contemporânea;
1.2. A Educação na sociedade
contemporânea: fatores condicionadores ou/e impulsionadores do desenvolvimento.
1.1. Caraterísticas
da Sociedade Contemporânea.
- significado de mudança e de transformação (distinção);
- sinais de mudança;
- transformações na sociedade contemporânea;
- consequências das transformações verificadas.
a ler:
Fullan, M.
(2003). Liderar numa cultura de mudança. Porto: ASA Editores. [cap.
"Compreender a Mudança" pp. 39-46]
Martins, A. (n.d.). A Grande Transformação: Alcance e actualidade da obra de Karl Polanyi. [Trabalho efectuado no âmbito da cadeira de Economia do Desenvolvimento do Mestrado de Desenvolvimento e Cooperação Internacional, no ano lectivo de 2006/2007 - ISEG/UTL]. Acessível AQUI
Dávila Calle, G. & Silva, E. (2008). Inovação no contexto da sociedade do conhecimento. TEXTOS de la CiberSociedad, n.º 8. Acessível AQUI
Araújo, M. & Pereira, M. (n.d.). Interculturalidade e políticas educativas em Portugal: reflexões à luz de uma versão pluralista de justiça social. Acessível AQUI
Araújo, M. & Pereira, M. (n.d.). Interculturalidade e políticas educativas em Portugal: reflexões à luz de uma versão pluralista de justiça social. Acessível AQUI
Equifinalidade na escola – é possível que cada uma [escola] encontre o próprio caminho desde que as diversidades e os possíveis problemas ou crises sejam usados como estímulo para criar soluções inovadoras.
Rui Canário fala sobre como transformar problemas em soluções na revista Nova Escola
Três palavras para caraterizar as sociedades contemporâneas:
inovação - flexibilidade - mutabilidade
1.2. A Educação na Sociedade Contemporânea: fatores
condicionantes e/ou impulsionadores do desenvolvimento
- linhas das mudanças culturais verificadas;
- efeitos mais evidentes dessas mudanças;
- enquadramento cultural.
a ler:
Carneiro,
R. Fundamentos
da Educação e da Aprendizagem - 21 ensaios para o século XXI. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. [ensaio 2, ensaio 7]
'mudanças culturais' => 'mudanças
de mentalidades'
2.1. O que é a política educativa?2.2. A política educativa na relação com a Sociedade;
2.3. Globalização: efeitos e consequências na Educação.
a ler: Teodoro,
A. (1999). Políticas educativas: considerações breves sobre a transdisciplinaridade de um campo de estudo.
2.2. A Política Educativa na relação com a Sociedade
As mudanças sociais => impacto no campo educacional.
Medidas da política educativa: novos cursos, alteração período escolaridade
Medidas da política educativa: novos cursos, alteração período escolaridade
a ler:
Teodoro,
A. & Aníbal, G. (2007). A Educação em tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal. Revista Lusófona de Educação, n.º 10, pp. 13-26
Afonso, A.
& Antunes, F. (2000). Educação, Cidadania e Competitividade: subsídios para um debate. Actas do IV
Congresso Português de Sociologia - Sociedade Portuguesa: Passados Recentes,
Futuros Próximos, abril de 2000. Universidade de Coimbra. [pp. 17-19]
a ver:
Marques, R. (n.d.). Programas educativos adequados às necessidades dos alunos e das famílias - a resposta da escola cultural. Acessível www.eses.pt
(texto citado no e-folio B:
Teodoro, A. & Marrero, A. (2008). Políticas de educación en tiempos de globalización. Revista Iberoamericana de Educación, n.º 48, pp 15-24.
Teodoro, A. & Marrero, A. (2008). Políticas de educación en tiempos de globalización. Revista Iberoamericana de Educación, n.º 48, pp 15-24.
em Português)
Tema 3 – Políticas educativas:
Educação e Formação
- atuais tendências da matriz dos sistemas educativos;
- reflexos das problemáticas sociais no Sistema Educativo.
3.1. Sistemas Educativos: princípios orientadores e organizadores (breve
análise);
3.2.Tendências estruturantes dos Sistemas Educativos europeus (Educação e
Formação);
3.3. Modos de Regulação dos Sistemas Educativos;
3.4.Os pilares (eixos ou suportes)
da Educação.
veja o artigo: Almeida,
A. (2007). Os fluxos escolares dos alunos como analisadores dos modos de regulação local do sistema educativo. Revista
Iberoamericana de Educación, n.º 43/6.
Educação x Formação----------------------------------------------------------------------------------------------
Educação - a "formação" integral, do transmitir da cultura às competências básicas para aprender mais, mas não parando nestas competências, pois o indíviduo tem (supostamente) de ser preparado para o exercício de uma profissão (ensino profissionalizante, universidade). Da família à instituição-escola, e, na atualidade, aos múltiplos contextos que a permitem (formais, não-formais, informais) a educação é permanente, como o desenvolvimento - porque o ser humano é um todo, com múltiplas dimensões e papéis na sociedade.
Formação - mais compartimentada, com objetivos mais diretos e específicos - geralmente, formação direcionada a competências profissionais, em módulos curtos.
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nota - os documentos
fornecidos na UC (Tema 3) são:
· Lei de bases do Sistema Educativo Documento PDF
– encontram nesta página o acesso ao documento atual (pois a LBSE já foi
republicada) e ao índice;
· Princípios orientadores dos sistemas educativos
Documento PDF - texto da coordenadora da UC, Prof.ª Ivone Gaspar, link
também nesta página do blog;
· Educação e Formação Documento PDF - definições
da wikipédia;
· Sistemas Educativos europeus: estrutura Documento PDF
- documento da Eurydice, encontram aqui o acesso para o documento mais atual;
· Evolução da Política Educativa Portuguesa Documento
PDF - texto não identificado na UC (!???), de Alice Mendonça, também
com acesso nesta página;
· Regulação dos Sistemas Educativos Documento
PDF - texto da tutora da UC, Prof.ª Ana Almeida. (Vejam a publicação/artigo abaixo linkado)
(Os
links integrados nesta nota são para a turma 3, e só acessíveis aos estudantes
da mesma [2011/2012]; os links
existentes na página 11027 conduzem aos documentos noutras localizações da Web.)
Educação x Formação----------------------------------------------------------------------------------------------
Educação - a "formação" integral, do transmitir da cultura às competências básicas para aprender mais, mas não parando nestas competências, pois o indíviduo tem (supostamente) de ser preparado para o exercício de uma profissão (ensino profissionalizante, universidade). Da família à instituição-escola, e, na atualidade, aos múltiplos contextos que a permitem (formais, não-formais, informais) a educação é permanente, como o desenvolvimento - porque o ser humano é um todo, com múltiplas dimensões e papéis na sociedade.
Formação - mais compartimentada, com objetivos mais diretos e específicos - geralmente, formação direcionada a competências profissionais, em módulos curtos.
3.1.
Sistemas Educativos: princípios orientadores e
organizadores (breve análise)
Gaspar, M. (2005). Sistemas Educativos: princípios orientadores. In Carvalho, D., Vila Maior, D. & Teixeira, R. (Ed.) Des(a)fiandoDiscursos. Lisboa: Universidade Aberta. pp. 355-362. Acessível no Repositório Aberto.
- Organização dos sistemas educativos -
Vetores: Princípios:
Igualdade
de oportunidades
Solidariedade
Responsabilidade
Seletividade Universalidade
Obrigatoriedade
Gratuitidade
Generalidade
x Especialização
Diferenciação
Homogeneidade Inclusão
x Exclusão
Permeabilidade
x Estanquicidade
Meritrocracia
Flexibilidade
Utilidade
Funcionalidade Mutabilidade
Continuidade
Adaptabilidade
Níveis funcionais: Político, Administrativo, Técnico-pedagógico
3.2.Tendências estruturantes dos
Sistemas Educativos europeus (Educação e Formação)
EACEA/Eurydice. (2010). Estrutura dos sistemas educativos europeus [dados ref. a 2010/11] acessível em http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/tools_en.php [mais dados disponíveis neste endereço]
EACEA/Eurydice. (2010). Estrutura dos sistemas educativos europeus [dados ref. a 2010/11] acessível em http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/tools_en.php [mais dados disponíveis neste endereço]
Modelos sistema
educativo na Europa:
Centro-europeu – privilegia a funcionalidade
(preparar para uma profissão);
Anglo-saxónico – diferenciação e meritrocracia;
Escandinavo (ou nórdico) – seletividade,
envolvimento com a comunidade, sucesso;
Latino-mediterrânico
– administração centralizada.
Fernandes, M. (1998). A mudança de paradigma na avaliação educacional [texto base para provas de agregação]. Educação, Sociedade & Culturas, n.º 9, pp. 7-32. Acessível em http://www.fpce.up.pt
A LBSE [Lei de Bases do Sistema Educativo] - é exatamente o que o seu nome diz; poderá aceder ao texto clicando no acrónimo (LBSE) e deixo aqui também algo que considero útil para um bom "manuseamento" dos diplomas legais: um índice, a partir do qual poderão, mais facilmente, localizar os artigos a consultar.
Veja o discurso de Conceição Castro
Ramos, Inspetora-Geral da Educação - Linhas
orientadoras da política educativa: a Estratégia de 2010 – políticas europeias
para a educação e o desenvolvimento, pp. 13-20 de:
IGE (Inspeção-Geral da Educação). (2004). Actas da 1.ª Convenção da Inspecção-Geral da Educação. Lisboa: IGE.
3.4.Os pilares (eixos ou suportes)
da Educação.
Bibliografia Obrigatória:
Fullan, M. (2003). Liderar numa
cultura de mudança. Porto: ASA Editores.
Moreira, A. & Pacheco, J. (ed.). (2006). Globalização e Educação. Porto Editora.
Bibliografia Complementar:
Antunes, F. (2004). Políticas Educativas
Nacionais e Globalização: novas instituições e processos educativos. Braga:
Universidade do Minho.
Cabanas, J. (2002). Teoria da
Educação – Concepção antinómica da educação. Porto: Edições ASA.
Carneiro, R. (2001). Fundamentos
da Educação e da Aprendizagem. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Charlot, B. (2005). Relação com o
Saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed.
Day, C. (2001). Desenvolvimento
Profissional de Professores – os desafios da aprendizagem permanente.
Porto: Porto Editora.
Formosinho, J., Ferreira, F. & Machado, I. (2000). Políticas Educativas e Autonomia das Escolas.
Porto: Edições ASA.
Toffler, A. (2003). A Terceira Vaga. Lisboa: Edição "Livros do Brasil".
+ imagens de:
http://www.caramurupaiva.com.br/?p=11924
(para onde vai a educação)
http://www.migalhas.com.br (a Lei)
http://www.academicmatters.ca (globalização)
http://www.ehow.com (educ. e form.)
ss
http://www.migalhas.com.br (a Lei)
http://www.academicmatters.ca (globalização)
http://www.ehow.com (educ. e form.)
ss