11021 Jogo e Aprendizagem

***********************************************************************
Competências que o estudante deverá adquirir:

  • analisar e selecionar jogos com base em princípios de qualidade  considerando a especificidade dos atores envolvidos e os cenários educativos (formais, informais e não-formais) onde se vão desenvolver;
  •  fundamentar a utilização de jogos que se constituam como um processo de construção às aprendizagens, bem como ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional;
  • delinear estratégias pedagógicas de utilização/exploração de jogos p.ª grupos sociais particulares;
  • argumentar sobre o papel do educador no desenvolvimento de atividades que envolvam o uso de videojogos;
  • refletir sobre as potencialidades e as limitações dos jogos no desenvolvimento e na educação.
Tema 1
Os jogos na sua relação com as tecnologias actuais
Tema 2
Jogos digitais em cenários de aprendizagem formal
Tema 3
Videojogos e aprendizagem: análise e reflexão
***********************************************************************
1. O jogo na sua relação com as tecnologias atuais

O que é a linguagem LOGO?



 

 


***********************************************************************
2. Jogos digitais em cenários de aprendizagem formal


***********************************************************************
3.  Videojogos e aprendizagem: análise e reflexão

sugestão: 

Games em Educação: como os nativos digitais aprendem 

 (slides do livro de João Mattar)

***********************************************************************
Bibliografia recomendada na UC:

Amante, L. (2004). Novas Tecnologias, Jogos e Matemática. In Moreira, D. & Oliveira, I. O Jogo e a Matemática. (pp. 153-184). Lisboa: Universidade Aberta.
Barros, C., & Oliveira, I. (2010). Videojogos e aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar: um estudo de caso. Educação, formação e tecnologias, 3 (2). pp. 95-113.
Gros, B. (2002). Videojuegos y alfabetización digital.
Gros, B. (coord.) (2008). Videojuegos y aprendizage. Barcelona: Editorial GRAÓ.
Gee, J. P. (2007). Bons Videojogos + Boa Aprendizagem. Ramada: Edições Pedago, Lda.


***********************************************************************
 imagens: