11010 E@D



O que vamos abordar nesta UC: 

- aspetos concetuais do ensino a distância [EaD]- evolução no EaD 
- elearning 
- blended learning
- mobile learning
- educação online
realidade aumentada
-recursos educacionais abertos

Educação Aberta a Distância
  • Aprendizagem independente
  • Aprendizagem cooperativa e colaborativa
  • O papel dos diversos atores no processo de formação a distância
  • As ferramentas tecnológicas possíveis para o desenvolvimento de programas de elearning; suas vantagens e inconvenientes.

  • Ambientes de aprendizagem
  • Desenho geral de programas de formação em elearning

Competências a atingir na UC (ser capaz de):
  • aplicar os conceitos a casos concretos
  • caraterização e seleção de estratégias de aprendizagem adequadas às modalidades de aprendizagem;
  • caraterizar o papel do formador (em função dos destinatários e das estratégias escolhidas para um dado curso em EaD);
  • analisar vantagens e inconvenientes de ferramentas tecnológicas em função dos objetivos visados com um programa de formação;
  • analisar criticamente um programa de formação a distância (escolha dos instrumentos tecnológicos / das modalidades pedagógicas; a sua relação com os destinatários e com os objetivos de formação).
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Tema 1: Educação a distância e educação aberta

vejam a página do Prof. Moran 
na Escola de Comunicações e Artes
da     Universidade de São Paulo ----->

O que é a E@D? - veja entrevista com o Prof. Moran. - programa Salto para o Futuro - Série: Educação a Distância - O que é Educação a Distância


O que é isso de wiki?

 
Remeto-vos para a wiki mais conhecida, onde a explicação parece suficiente -> 

...algumas explicações aqui também, p. ex.




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 Tema 2: Ensino e aprendizagem em educação a distância




Morgado, L. (2001). O papel do professor em contextos online: problemas e virtualidades. Revista Discursos,  n.º 3, pp.125-138. Acessível no Repositório Aberto.








What is active learning?





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Tema 3: A organização de projetos de formação a distância




Okada, A. & Santos, E. (2004). Comunicação educativa no ciberespaço: Utilizando interfaces gratuitas. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.13. Acedido em redalyc

Majumdar, S. (nd). Definir um sistema pedagógico para a formação online. Formação Profissional, n.º 28 [revista UE Cedepof]
AMI - Aprendizagem Multimédia Interativa => veja o texto:
Bidarra, J.  Aprendizagem multimédia interactiva. In Miranda, G. (2009). Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Relógio d'Água, Acedido no Repositório Aberto da UAb.


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Bibliografia obrigatória da UC:

J. Vermeersch (coord.). (2006). Iniciação ao Ensino a Distância. Brussel: Het Gemeenschasonderwijs. Disponível no Repositório Aberto.   [link para o 1.º capítulo] [para aceder aos restantes cap., substitua os dígitos finais do link - 454 - por 455, 456...]
Morgado, L. (2011). Desafios emergentes para o ensino aberto a distância: bloqueios e oportunidades. Lisboa, no prelo.
Morgado, L. (2011). Dispositivo  interativo de tecnologias a usar para  educação aberta e a distância. Lisboa.
Morgado. L. (2005). Novos papéis para o Professor/Tutor na Pedagogia Online, Vidigal & Vidigal (Ed.)  Educação, Aprendizagem e Tecnologia: Um Paradigma para professores do Século XXI. pp. 95-120, Lisboa: Ed. Sílabo.
Morgado. L. (2003). Os novos desafios do tutor a distância. Revista Discursos,  N.º Especial, nº  77-89. Acessível no Repositório Aberto.
Morgado, L. (2001). O papel do professor em contextos online: problemas e virtualidades. Revista Discursos,  n.º 3, pp.125-138. Acessível no Repositório Aberto.

Complementar:
Moore, M., Kearlsley, G. (2007). Educação a Distância – uma visão integrada. Thomson.
R.M. Barbosa (Org). (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem, Artmed.

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