O que vamos abordar nesta UC:
- aspetos concetuais do ensino a distância [EaD]- evolução no EaD
- elearning
- blended learning
- educação online
- realidade aumentada
-recursos educacionais abertos
Educação Aberta a Distância
- Aprendizagem independente
- Aprendizagem cooperativa e colaborativa
- O papel dos diversos atores no processo de formação a distância
- As ferramentas tecnológicas possíveis para o desenvolvimento de programas de elearning; suas vantagens e inconvenientes.
- Ambientes de aprendizagem
- Desenho geral de programas de formação em elearning
Competências a atingir na UC (ser
capaz de):
- aplicar os conceitos a casos concretos
- caraterização e seleção de estratégias de aprendizagem adequadas às modalidades de aprendizagem;
- caraterizar o papel do formador (em função dos destinatários e das estratégias escolhidas para um dado curso em EaD);
- analisar vantagens e inconvenientes de ferramentas tecnológicas em função dos objetivos visados com um programa de formação;
- analisar criticamente um programa de formação a distância (escolha dos instrumentos tecnológicos / das modalidades pedagógicas; a sua relação com os destinatários e com os objetivos de formação).
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Tema 1: Educação a distância e educação abertavejam a página do Prof. Moran
na Escola de Comunicações e Artes
da Universidade de São Paulo ----->
O que é a E@D? - veja entrevista com o Prof. Moran. - programa Salto para o Futuro - Série: Educação a Distância - O que é Educação a Distância
O que é isso de wiki?
Remeto-vos para a wiki mais conhecida, onde a explicação parece suficiente ->
...algumas explicações aqui também, p. ex.
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Tema 2: Ensino e aprendizagem em educação a distância
Morgado, L. (2001). O papel do professor em contextos online: problemas e virtualidades. Revista Discursos, n.º 3, pp.125-138. Acessível no Repositório Aberto.
What is active learning?
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Tema 3: A organização de projetos de formação a distância
Okada, A. & Santos, E. (2004). Comunicação educativa no ciberespaço: Utilizando interfaces gratuitas. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.13. Acedido em redalyc
AMI - Aprendizagem Multimédia Interativa => veja o texto:Majumdar, S. (nd). Definir um sistema pedagógico para a formação online. Formação Profissional, n.º 28 [revista UE Cedepof]
Bidarra, J. Aprendizagem multimédia interactiva. In Miranda, G. (2009). Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Relógio d'Água, Acedido no Repositório Aberto da UAb.
Bibliografia obrigatória da UC:
J. Vermeersch (coord.). (2006). Iniciação ao Ensino a Distância. Brussel: Het Gemeenschasonderwijs. Disponível no Repositório Aberto. [link para o 1.º capítulo] [para aceder aos restantes cap., substitua os dígitos finais do link - 454 - por 455, 456...]
Morgado, L. (2011). Desafios emergentes para o ensino aberto a distância: bloqueios e oportunidades. Lisboa, no prelo.
Morgado, L. (2011). Dispositivo interativo de tecnologias a usar para educação aberta e a distância. Lisboa.
Morgado. L. (2005). Novos papéis para o Professor/Tutor na Pedagogia Online, Vidigal & Vidigal (Ed.) Educação, Aprendizagem e Tecnologia: Um Paradigma para professores do Século XXI. pp. 95-120, Lisboa: Ed. Sílabo.
Morgado. L. (2003). Os novos desafios do tutor a distância. Revista Discursos, N.º Especial, nº 77-89. Acessível no Repositório Aberto.
Morgado, L. (2001). O papel do professor em contextos online: problemas e virtualidades. Revista Discursos, n.º 3, pp.125-138. Acessível no Repositório Aberto.
Complementar:
Moore, M., Kearlsley, G. (2007). Educação a Distância – uma visão integrada. Thomson.
R.M. Barbosa (Org). (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem, Artmed.
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